Friday, January 27, 2006

Sou do BENFICA e isso me envaidece...

Derby… O que dizer? É um jogo mágico. Não há nada a fazer que nessa semana não se fala noutra coisa! Nada como ganhar ao Sporting... e também não há nada como perder contra o Sporting. Lembro-me de alguns episódios que não se apagam da memória por muitos anos que viva! Quem gosta de futebol como eu gosto, são este jogos que alimentam o ego ou o destroem irremediavelmente! E pode durar uma época, ou um segundo! Todos sabemos que o campeonato ganho pelo Sporting 18 anos depois, não teve o mesmo sabor pois perdeu o decisivo jogo contra o Sabr... perdão... Benfica. Assim como não é indiferente aos benfiquistas o campeonato do ano passado por ter sido decidido contra os verdes... Que maior grito sai da garganta? Que maior lágrima se solta?
É claro que tudo no mundo do futebol é relativo. Não é comparável à sensação de casar ou ser pai, por exemplo. São dois universos absolutamente distintos e por isso mesmo, NADA DE COMPARAÇÕES. O que eu digo aqui pertence a um mundo que prende todos aqueles que amam o futebol e especialmente os benfiquistas. Porque não se explica o ser benfiquista. É muito maior que gostar ou ser de um clube.
Há uma frase do nosso hino que resume muito do que é sentido, mas ao mesmo tempo leva-nos para toda uma multiplicidade de sub-textos que só mesmo os benfiquistas podem perceber: “Sou do BENFICA e isso me envaidece...” É de facto um sentimento inexplicável quando me dirijo para a luz de cachecol ao peito, ou quando me vou armar em vedeta e jogo à bola com os amigos com a “maglia rossa” vestida! Ao mesmo tempo, perder com esse “manto” vestido é humilhante, é sentir que envergonhei as minhas cores. Da mesma forma que também me sinto derrotado quando os jogadores perdem no campo; me sinto envergonhado quando noto que não se estão a esforçar como aquela camisola merece; me sinto impotente quando tento desviar com os olhos aquela bola que vai ao poste; me sinto responsável quando uma bola entra no golo adversário! Foi também com a minha força que a bola do Beto bateu Van der Saar (até porque ele sozinho nunca conseguiria!!!ehehe)!!!!
Claro que jogar e ganhar contra o Porto também me dá um gosto desgraçado, sobretudo pela sobranceria dos dirigentes! É sentir que estamos a ganhar a toda uma rede mafiosa... Por isso é diferente. Aliás, para além daquela franja de adeptos desprezíveis que há lá pra cima, o que eu mais abomino neles é mesmo o Arguido da Costa... O resto do clube... passa-me ao lado! São uns “new-comers”, logo, não contam!
O Sporting também desprezo, mas por razões diferentes. Não suporto a ideia inquebrantável que eles têm de se considerar um clube diferente, de gente bem e sem comportamentos que não dignifiquem um clube diferente........ BAAAAAH. BULLSHIT!! Somos melhores. Ponto! E não perguntem porquê!
Quero só relembrar alguns dos momentos que ficaram da história dos derbies por mim vivida: lembro-me de um derby em Alvalade... era beeeem pequeno. O Benfica perdeu por 1-0, golo de Balakov logo no inicio, quando o Silvino ainda estava atrapalhado com a fumarada dos Juve Gays. O jogo deu na SIC. Eu mal consegui apanhar a sintonia daquele canal (tinha acabado de surgir), mas muito gritei eu com o Silvino... Do 3-6 lembro-me com pormenor fotográfico. Cada lance, cada remate, cada comentário rebuscado do Gabriel Alves. Lembro-me também da vitória no ultimo minuto com um remate do Isaías, no derby depois do acidente do Cherbakov. O último jogo no antigo estádio (2-2... o do penalty fantasma do Jardel) e o primeiro do novo estádio (1-3 com dois penalties inventados...) fazem-me rir muito, agora que os “diferentes” dirigentes leoninos vêm pressionar a arbitragem! Será que também não viram o golo do Leiria este ano? Enfim...
Posso até perder amanhã, que estarei sempre vaidoso com este símbolo que porto ao peito! Serei mais um dentro de campo!FORÇA BENFICA!

5 Comments:

Blogger David de Sousa said...

Sinceramente acabaste por exprimir aquilo que eu acho sobre essa responsabilidade que é ser Benfiquista!Por ainda ser puto,maravilha-me os "mais velhos" a falar de jogos com tanta emoção mas que naõ vivi!Dei por mim no outro dia a ver um Vitória de Setúbal-Benfica na RTP Memória de 93 ou 94!O Benfica tava ao intervalo empatado a 1 bola e eu descansado mudei!Quando voltei a mudar para ver quanto estava,estava no minuto 72 e o Benfica perdia 3-1!Mas aos 78 lá marcou o 2º e aos 85 o 3º!88 minutos o inesplicável!O Benfica fica a jogar só com 10,fora,com o jogo empatado e nos últimos minutos!Digo-te não conhecia metade da equipa mas até me enervei com o sofrimento dos últimos minutos!No último minuto da compensação o Setúbal marca e ganha o jogo!Fiquei de rastos mas depois pensei:isto foi à mais de 10 anos porque ficar triste com o resultado?Quantos já ficaram na altura para que eu agora ficar?Então percebi o que é ser Benfiquista!!!

Fica bem.......................

5:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Concordo contigo, amigo, ao relembrares a letra do vosso hino, que seres do clube do teu coração te envaidece.
É algo que fica para a história como dita por um benfiquista, que pôs a emoção e o orgulho a essa camisola encarnada na letra do hino benfiquista. E que agora cantam, desde há tanto, como o verdadeiro sentimento benfiquista, que não limita a esse, mas a um urbilhão de sentimentos. Mas há que sintetizar o sentido em palavras...
Orgulho e vaidade. São sentimentos tão própios de quem "ama" uma camisola. Ama claro, tal como dizes, de forma forma fugaz e momentânea. Porque amar, amar, é muito mais que isso... Mas "amar" uma camisola que lá têm cravado o embelema do nosso coração é algo que não se limita apenas a um. É um sentimento que todos partilham...
Orgulho e vaidade não são palavras exclusivas aos benfiquistas. São palavras que dizem respeito a todos os que sentem o futebol.
Apenas lamento que neste texto realces muito mais os momentos de vitória do teu Benfica. Que deites para fora que Porto e Sporting são menores; que o orgulho e a vaidade sentida pelos seus apoiantes não tem e não devem ter o mesmo significado que sentes.
Talvez dizer-te que vibrei com as vitórias do Porto na Liga dos Campeões e na UEFA. Que chorei com Feher. Que me enraiveci com aquela final de taça Sporting-Benfica, onde um dos nossos morreu no Jamor e o jogo continuou. Que pulei quando o Benfica eliminou o Manchester. Que me desapontei com a final da Uefa em Alvalade...
Porque gostar de futebol é isto. E é por isso que dizemos ser diferentes...
Amanhã há derby. Que ganhe quem melhor jogar. Mas eu vou torcer pelo meu Sporting. Se perdermos, e ouvires sportinguistas desculparem-se com o árbitro, isto ou aquilo, não ligues. Deixa-os viver esse orgulho e vaidade no emblema sportinguista.
No Mundial, estaremos todos de mãos unidas...

6:09 AM  
Blogger BP said...

Caro miguel lopes, devo dizer que não fiz este post para menosprezar os outros clubes e antes para realçar o "meu" benfica. se foi isso que pareceu... nao ha nada que posso fazer! Não falo em odios, em inimizades, nem lutas! O amor a um clube é diferente do AMOR, daí ter separado mt bem as águas, logo no principio! Quanto ao resto... epa, é bom ver-te pelas bandas do meu blog mais vezes porque é a rivalidade que faz do desporto uma coisa saudavel, desde que tudo seja "servido em doses"... razoaveis! Se este post te fez "perder tempo" a responder... então já cumpriu a sua missão!
Obrigado e abraços.
Ps. BTW, eu tb faço força por Portugal! só me entristece muito eu gritar por um golo de outro clube português qunado jogam la fora e logo a seguir ouço nos estádios... lampios fdp's e ect. a verdade é nao se ouve com tanta frequencia esse tipo de insultos na luz... mas estupidos ha em todo o lado. abraço

6:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bem, isto é que vai para aqui um debate sobre o derby!!! Como vês os teus posts causam um impacto danado! Olha com tudo o que se tem escrito aqui pouco há que eu deva acrescentar. No derby, já sabes, vou torcer pelo Sporting. Se ganhar, ganhámos - e vou ficar MUITA FELIZ - se não olha, ficarei com uma cabeça enorme! Mas que acima de tudo ganhe quem merecer...
Abraço!

7:07 AM  
Blogger David de Sousa said...

Julgo não existirem dúvidas quanto ao objectivo do post!Quanto ao respeito que falavam,por acaso não vi no jogo Benfica-Manchester,por exemplo,ninguém a mandar o Pinto da Costa a lado nenhum nem tão pouco os lagartos irem realizar "trabalhos nocturnos"!Porquê?Talvez por não estar a jogar nem o FC Porto nem o Sporting,digo eu!!!Agora numa final europeia(o FC Porto à 2 anos e o Sporting o ano passado)os adeptos que estavam a "representar" Portugal elaborarem comentários às mães dos benfiquistas,que só por acaso muitos estavam a torcer por outro clube que não o seu apenas por amor a Portugal,acho que naõ tem lógica nenhuma!
Quanto à selecção acho que todos se unem mas como lhes dá jeito!Não me digam que um portista prefere ver o Ricardo ou o Quim na baliza do que o Vitor Baia!Mas eu secalhar até sofro desse mal não quero estar a julgar apenas os portistas!Mas também lhes digo que depois do que o Cristiano Ronaldo fez na Luz acho que não preciso dizer mais nada!
Amanha quero ver como o bp e um pessoal conhecido que vão ver o jogo comigo reagem a ver o jogo!

Fikem bem.............

3:22 PM  

Post a Comment

<< Home