Wednesday, December 28, 2005

Os Melhores de 2005

Guarda-redes: Vitor Baía. Pela regularidade, sobretudo! Durante este ano houve períodos em que esteve brilhante e noutros apenas regular. Respondeu sempre bem, mesmo quando os homens que tinha à sua frente comprometiam de forma assustadora. Para seu suplente escolho o Quim. Foi mais ou menos no principio de 2005 que assumiu a titularidade no Benfica e resistiu a tudo! Foi fundamental na conquista do título encarnado.

Lateral direito: Nélson. Só por este início de época ja merecia esta distinção, mas ja se vem mostrando desde os tempos boavisteiros. Quando a lateral é o melhor em Portugal e EU não exitaria em colocá-lo na selecção. Ultimamente menos exuberante que habitual por, quanto a mim, duas razões: cansaço (é praticamente totalista, no campeonato, taça e Champions) e porque melhorou MUITO a nível defensivo. Completo. Suplente para ele não é facil de encontrar, mas talvez seja Rogério a escolha mais justa. Pelo empenho, pelo profissionalismo, porque não compromete, porque é (era) o único da defesa sportinguista com o mínimo de capacidade...

Lateral esquerdo: Aqui tenho muita dificuldade em optar pelo titular e pelo suplente mas escolho Jorge Luiz porque é uma continuação do que mostrou na época passada. Excelente, rápido, bom jogador, constante. Uma mais valia em qualquer equipa nacional. O suplente é Leo. O melhor lateral esquerdo no Benfica desde Schwarz (Bruno Basto era o meu jogador fetiche... gosto do estilo dele, embora concorde que não é nada por aí adiante. Pode ser que volte. está livre e o Dos Santos com vontade de sair. Sempre era mais novo!). Completo. Só falta, de facto, ter o pontapé do R. Carlos para ser melhor que ele. Dos que vi a jogar este ano, não encontrei melhor.

Centrais: Luisão e Anderson. O primeiro está cada vez melhor, pelo ar e pelo chão e mais concentrado também, já que para mim era uma das grandes falhas dele: tão depressa era soberbo como logo a seguir dava uma casa incrível. Melhorou isso e está o melhor central em Portugal. Para mim entrava no onze escrete de caras, até porque odeio Lucio. Anderson veio do Brasil e impôs-se logo. É central de primeira água, com um posicionamento irrepreensivel... e marca muitos golos. O grande handicap dele é o um-para-um. É quase sempre papado. Mas o Luisão também era assim e melhorou imenso. Suplentes para estes senhores é que é muito dificil encontrar em Portugal. Não fosse chamarem-me imediatamente de faccioso sem dó nem piedade, escolhia Alcides e Ricardo Rocha de caras, mas assim sendo e depois de equacionar Pedro Emanuel, Bosingwa, Pepe, Polga e Beto... Desculpem. Piada de muito MAU GOSTO! Bom, acho que José Fonte e José Castro estiveram muito bem. O primeiro porque foi a primeira vez que jogou na 1ª Divisão... espera-se para ver o seu comportamento com uma linha defensiva muito mais distante da linha média... O segundo porque dos jovens valores, este é bem capaz de ser aquele que menos engana: é bom jogador!

Médios: Lucho Gonzalez e Petit. Também foi complicado escolher só dois, mas acho que estes dois foram os que mais se destacaram, no geral. Por diferentes motivos. Lucho é um SENHOR JOGADOR. Daqueles que de vez em quando passam pelo nosso campeonato. Felizmente não deve passar muito mais tempo pelas bandas do Dragão. Petit é a força a luta a entrega. Eu naõ gosto do estilo de jogo dele. Irrita-me e forma pouco pensada como luta, mas a verdade é que é fundamental neste Benfica e as costas do ataque ficam muito mais quentes quando ele está lá a defender. Suplentes destes, só o Manuel Fernandes (que só não entrou para o lugar do Petit por causa da sua lesão.) e João Moutinho. São jovens, são já certezas do meio campo nacional, são excelentes jogadores e humildes. Têm tudo para nos darem o EURO 2008 e o Mundial 2010!

Ala esquerdo: Simão. Quem mais? É felino, é rapido, é capitão, é dos melhores na sua posição... no mundo. Cresceu imensamente desde que chegou ao Benfica. Acabaram os raides inóspitos a acabarem invariavelmente com centros mal medidos. Agora procura sempre a melhor solução para a equipa. Formidavel este ano do capitão! Suplente para ele em Portugal? Apareceu este ano o míudo Manu. Espera-se confirmação do real valor... Se é suplente do Simão? Não. Não existe em Portugal. Manduca fez uma grande época 2004/2005, mas também se espera confirmação!

Ala direito: Quaresma. Que evolução teve o ciganito!! Confesso que sempre o achei o brinca na areia típico. mas a verdade é que esta época (seja ou não mérito do CO Adriaanse) explodiu. Defensivamente já é jogador e ofensivamente está muito mais letal. Muito bom. O suplente dele em Portugal fica também por encontrar, mas eu opto por adaptar o Geovanni dada a excelente recta final do ultimo campeonato. Decisivo. Sou fã dele.

Avançados: Nuno Gomes e Lisandro Lopez. Óbvia a escolha. O primeiro porque finalmente fez a pré-época e esta até a jogar à bola, a ser o jogador que eu tanto admiro: inteligente nas desmarcações, bom a soltar a bola em tabelas letais e também oportuno qb. O segundo porque já o admirava na argentina e é nesta posição que mais rende! Muita raça e faro pelo golo (booooooolas. nesta até parecia o Gabriel Alves!lol). Suplentes: Meyong e Liedson. Este último não está no onze inicial porque está mau. Para além de mau profissional é mau colega. Não gosto disso. O primeiro não está porque a ultima parte da época passada foi desinspirada (apesar do golo na final da taça...).

E pronto! Está feito. Não é certamente consensual, mas é o MEU onze e seus suplentes. Mandem os vossos!

Ps. Vou passar a ter uma ajuda preciosa do meu primo PP para uma crónica mais qualificada a nivel estratégico-futebolístico... Novidades para muito breve!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home